APRESENTAÇÃO

Bem-vindo ao Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão - CCAA/UFMA!

 


Prédio do CCAA

Aqui você terá uma visão geral do CCAA/UFMA, encontrando informações sobre o corpo docente e administrativo, atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de informativos sobre o que acontece no nosso Campus.

 

 

 

Histórico

 


Unidade de Estudos Biológicos

Apesar de inserir-se no contexto maranhense, no qual predomina uma economia essencialmente agropecuária e existe potencialidade de recursos naturais, a UFMA ainda não desenvolvia cursos relacionados a esses campos de saberes, embora se registrem esforços tímidos de produção científica e tecnológica no seu compromisso institucional com o desenvolvimento sustentável e a qualidade ambiental.
Anteriormente, apesar da vocação regional, a Universidade Federal do Maranhão possuía uma estrutura restrita a apenas quatro campos do saber: Centro de Ciências Humanas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Desde 1978, o planejamento do processo de Interiorização da UFMA já elegia Chapadinha como prioridade, tendo em vista o zoneamento geográfico, a necessidade de desenvolvimento social e de melhoria da qualidade de vida da população, tornando-se um pólo relevante para a prática universitária.
No caso específico do Campus IV de Chapadinha, criado pela Resolução nº 08/81, do Conselho Universitário, as primeiras reivindicações sociais de curso superior dirigiam-se para o curso de agronomia, integrante da área de conhecimento agrária e ambiental, não sendo possível naquele momento histórico atendimento dessa demanda regional, por requerer grandes investimentos de políticas públicas. Em resposta, a UFMA implantou uma turma do curso de Licenciatura Curta em Estudos Sociais, integrada ao Programa de Formação Especial de Professores. Essa experiência teve um caráter inovador por permitir que pessoas da comunidade pudessem cursar disciplinas da graduação, preenchendo vagas disponíveis e recebendo certificação de extensão universitária. Atualmente o Campus de Chapadinha mantém o Centro de Ciências Agrárias e Ambientais com os cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Zootecnia, contando com 52 professores entre mestres e doutores.


Pátio do CCAA

O município de Chapadinha (61.322 habitantes) está em um pólo da Microrregião Chapadinha, que compreende os municípios de Anapurus, Belágua, Brejo, Buriti, Mata Roma, Milagres do Maranhão, São Benedito do Rio Preto e Urbano Santos.
Hoje, esse município encontra-se ligado à capital do Estado, por estrada asfaltada federal (que atravessa toda a região) que chega ao Piauí. A partir da década de 1970, a cidade-sede experimenta intenso crescimento, no entanto apresenta a olhos nus carências elementares que entravam e desarticulam as suas possibilidades de efetivo desenvolvimento.
Diante das novas demandas de educação superior, ciência e tecnologias pela população e forças políticas da Microrregião, nas quais se renovam antigas reivindicações de curso na área de conhecimento agrário, a UFMA inseriu-se no Programa de Expansão da Educação Superior do Ministério de Educação, propondo a criação da Unidade Acadêmica Centro de Ciências Agrárias e Ambientais.
Nessa perspectiva, a UFMA, consciente do seu papel histórico nos contextos regional e local e do papel estratégico das universidades públicas no projeto de desenvolvimento nacional, coloca-se como parceira do MEC no processo de expansão dos serviços educativos e científicos.

.


Maquinários e equipamentos do CCAA

Está sendo executado um conjunto de melhorias na estrutura física do Campus de Chapadinha– construção de salas de aula, bibliotecas e laboratórios. Depois de reformar todo o prédio já existente, estão sendo aplicados 3,1 milhões na construção de um novo Campus, um prédio de três pavimentos, uma fábrica de rações, um centro de estudos biológicos, que serão referência em toda a região em termos de estrutura de pesquisa e ensino.

.